Literatura Alternativa

Hoje vamos falar sobre literatura. Resolvi escrever esse post porque reli Farewell Moonshadow, de J. M. DeMatteis e deu vontade de reler toda a série novamente.

O que é Farewell Moonshadow? Pra começo de conversa, é uma história em quadrinhos. Isso mesmo. “Gibi”. Só que feito pra adultos. Também é a esperada continuação da série Moonshadow, lançada lá nos states em 12 edições entre 1985 e 1987 e aqui no Brasil em 1994, também em 12 edições, pela editora globo. A série original é belamente ilustrada por Jon J. Muth, Kent Williams e George Pratt. Para o pessoal que acha que quadrinhos é coisa infantil, a simples arte dos caras acima citados, feita toda em aquarela, verdadeiros quadros, é o primeiro indício de que a coisa fica séria.

A série original mostra, através de um conto que mistura fantasia com ficção científica, a saga de um garoto chamado Moonshadow. A história acompanha o desenvolvimento do personagem de seus 14 anos até o “fim da inocência”, como ele mesmo chama, o início de sua vida adulta. É uma história sobre desenvolvimento humano que usa da fantasia pra se tornar mais interessante. Acompanhamos a dor do personagem ao ver sua mãe morrer, a tentativa (malfadada) de substituir a figura de um pai ausente, a descoberta do sexo e do amor, as dúvidas existenciais e religiosas. Enfim, um review decente desta história pode ser encontrado neste link.

Farewell Moonshadow foi publicado em 1994 (tô com preguiça de olhar a data certa na revista) nos EUA, mas nunca foi lançada aqui no Brasil, o que é uma injustiça. Você pode baixar o livro no link http://www.esnips.com/web/moonshadow/ . Lá também tem toda a série em 12 partes (o farewell foi traduzido por um grupo de fãs, e consta lá como livro 13 – a despedida). A série é tão boa que paguei R$ 80,00 reais por ela no mercado livre e comprei a edição nunca publicada no site amazon.com.

Imagem e texto extraídos da revista.

Se tiverem se interessado, recomendo bastante procurar por nomes como Neil Gaiman, Alan Moore, Warren Ellis e tantos outros nas livrarias. Gaiman já ganhou inúmeros prêmios, tanto como romancista quanto como escritor de quadrinhos. Se acharem, comprem Sandman – Fábulas e Reflexões dele. Pro pessoal mais liso, ou que queira conhecer o trabalho antes de comprar, procure em locais como o site Rapadura Açucarada por revistas deles pra download. O material é tão bom que após ler na tela vocês vão querer ter a edição impressa.

Anúncios

4 comentários em “Literatura Alternativa

  1. Pâmela disse:

    Lindo.
    Tanto o texto da revista quanto seu comentário.
    Acredito sim que é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo. E nós temos que saber o que queremos para a nossa vida. Escolher os caminhos certos. Ou os que pensamos que são certos. E, como você disse, se errarmos e der para voltar atrás, voltemos e comecemos tudo de novo.
    A vida é curta demais para termos medo de realizar nossos sonhos, nossos desejos.
    Perder uma oportunidade pode mudar tudo.
    Hum… Que filosofia de buteco! Hahahahaha!
    Beijos e bom fim de semana! =D

  2. Camila disse:

    Ain… Hoje não vai dar pra ler, mas prometo que assim que eu tiver uma folguinha nas provas leio sim, adorei mesmo essa primeira parte!

    E se você vier mesmo pra cá, claro que topo um programa desse, ia adorar conversar melhor com você, viu? Você seria o primeiro amigo virtual a se materializar… Heheheh…

    Ótimo domingo!!!

  3. César A. disse:

    João, fiz um upgrade no post e vc está oficialmente convidado a se simpsonizar. Não foi necessariamente um esquecimento, mas cada participante pode indicar três blogs e como estamos em três indicariamos ao todo 9 blogs.
    Acontece que os dois companheiros de escrita deram uma sumida, ai já viu né.
    Abração

  4. Fabiano disse:

    Admiro demais essas atitudes,
    seria quase um suicído a la Kurt Cobain, deixando teu rastro tatuado num link perdido na net.Eu te leio há tempos, mas este post me pediu palavras.
    Vc deve ter criado outro blog, onde escreve sem a linha que este lhe impõe . Este poeta morreu, e tem um novo explodindo. Pra não cair na lógica que reside próxima, deixe de usar temas, e esreva de olhos abertos pro agora…descreva sempre esse teu momento. Com certeza vai se, e nos surpreender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s